sábado, 20 de novembro de 2010

CAMOMILA E BEM-ME-QUER – 
Escrita por Ivani Ribeiro, com direção de Edison Braga e supervisão de Carlos Zara. Inspirada em O AVARENTO, de Molière, o enredo se passa em uma cidade do interior, tendo como espinha dorsal a história do velho Olegário (Gianfrancesco Guarnieri), um milionário avarento, proprietário de diversas casas. Ele controla todos e quaisquer gastos dos fi lhos Elisa (Maria Isabel de Lizandra) e Tomás (Marcelo Picchi). Logo nos primeiros capítulos, a viúva Margot (Nicette Bruno), sobrinha do avarento, está às voltas com os preparativos do casamento de sua única filha, Verinha (Liza Vieira). Verinha é noiva de Bob (Adílson Wladimir). As coisas se complicam, quando Margot conhece o viúvo Bruno (Juca de Oliveira), pai de seu genro. Imediatamente, entre eles nasce uma rivalidade divertida e insuperável. Margot é o tipo de mulher prá frente, de cabeça arejada, que gosta de tudo que é de fora. Já Bruno é um sujeito meio antiquado e nacionalista. Suas divergências que, ao final, serão acertadas com a união de ambos, causarão grandes transtornos na vida dos fihos. Por outro lado, Olegário quer se casar com Mariana (Tereza Teller), filha adotiva do médico Vinícius (Serafi m Gonzalez) e Helena (Carminha Brandão). O casal tem mais dois fi lhos: Renato (Edwin Luisi) e Bel (Bárbara Bruno). Mas, Mariana gosta de Tomás e é correspondida neste amor. Elisa, uma moça reprimida e sonhadora, está apaixonada pelo secretário de seu pai, Gustavo (Geraldo Del Rey). Ambicionando a fortuna do velho Olegário, o rapaz passa a corresponder à paixão da moça. A confusão se instala, quando Anselmo (Sílvio Rocha), um velho amigo do avarento, pede Elisa em casamento. Anselmo é quarenta anos mais velho que a moça. No meio de tudo isso, surge Tio Romão (Cláudio Corrêa e Castro), um tipo messiânico, velho e bondoso. Peregrino, encontra abrigo na casa de Judith (Jacyra Sampaio), uma cozinheira que faz doces para vender. Tio Romão vive paradistribuir os chás de Camomila e Bem-Me-Quer, um tipo de bebida que cura qualquer enfermidade física e da alma. Com seus chás, o velho Romão consegue semear a paz entre os habitantes da localidade, tornando-os mais felizes. Isto até o dia em que ele parte, levando seus ensinamentos para outros povos.
O elenco ainda reunia Riva Nimitz (Frozina), Abrahão Farc (Seu Lula), Karin Rodrigues (Suzana), Léa Camargo (Adelaide), Sérgio Galvão (Irineu), Deivy Rose (Noêmia), Haroldo Botta (Tatá), Genésio de Almeida Jr. (Carlito), Aldo César (Pe. Inácio), Nancy Rinaldi (Fanny), Geny Prado (Edwiges), SôniaTeresa (Odete), Marilena de Carvalho, João José Pompeo. Exibida de 05 de outubro a meados de março de 1973, às 18.30 h. Mais um êxito de Ivani, que contou com as magnífi cas criações de Gianfrancesco Guarnieri e Cláudio Corrêa e Castro. Também revelou jovens talentos, como Liza Vieira, Edwin Luisi, Adílson Wladimir e Bárbara Bruno. Curiosidades - 1) Em 1984, a TV Globo produziu um remake da novela, com o título de AMOR COM AMOR SE PAGA; 2) As externas da novela foram gravadas na cidade Itu.
(CAMOMILA E BEM-ME-QUER- NOVELA- TV TUPI- 1972)

2 comentários:

  1. nossa, tinha 9 anos em 1973 e assistia novela com a mamãe porque ela me contava oque eu não conseguia ver. me lembro bem da história. sempre gostei dessas novelinhas mais suaves das 6 horas, não curto novelas com muita maldade na trama, porque ja é bastante oque vemos na real...acho q, quando nos sentamos diante da tv, é pra relaxar, daí q, não preciso de mais doque uma boa novelinha romántica e leve. se refletir a realidade ou não, tanto faz, o negócio é viajar nela.

    ResponderExcluir
  2. nossa, tinha 9 anos em 1973 e assistia novela com a mamãe porque ela me contava oque eu não conseguia ver. me lembro bem da história. sempre gostei dessas novelinhas mais suaves das 6 horas, não curto novelas com muita maldade na trama, porque ja é bastante oque vemos na real...acho q, quando nos sentamos diante da tv, é pra relaxar, daí q, não preciso de mais doque uma boa novelinha romántica e leve. se refletir a realidade ou não, tanto faz, o negócio é viajar nela.

    ResponderExcluir